Finalmente, o contexto social em que o ensino a distância ocorre está emergindo como uma área significativa para pesquisa.

Os teóricos estão examinando como
o ambiente social afeta a motivação, as atitudes, o ensino e a aprendizagem.
Existe uma noção generalizada de que a tecnologia é culturalmente neutra e
pode ser facilmente usada em uma variedade de configurações. No entanto,
mídia, materiais e serviços são muitas vezes transferidos de forma inadequada,
sem que se preste atenção ao ambiente social ou à cultura local do destinatário.
As atividades de aprendizagem baseadas em tecnologia são frequentemente
usadas sem atenção ao impacto no ambiente social local.
https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-engenharia-civil-ead
A comunicação
mediada por computador tenta reduzir os padrões de discriminação,
proporcionando igualdade de interação social entre os participantes que podem
ser anônimos em termos de gênero, raça e características físicas. No entanto,
há evidências de que o fator de igualdade social pode não se estender, por
exemplo, a participantes que não são bons escritores, mas que devem se
comunicar principalmente em um formato baseado em texto. É particularmente
importante examinar os fatores sociais em ambientes da faculdade EAD onde o
processo de comunicação é mediado e onde são criados climas sociais muito
diferentes dos ambientes tradicionais.