Formação Universitária EAD

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A faculdade EAD também poderia representar uma solução capaz de responder
aos problemas que normalmente penalizam o aluno-trabalhador, ou seja, não
poder participar de palestras, não poder dispor de o material que o professor
apresenta nas aulas, tendo que lidar com a dificuldade de conciliar a organização
dos compromissos de trabalho com a logística e a calendarização das várias
atividades universitárias (das aulas, até ao apoio às provas de exame).
Utilizando os dados de uma dupla pesquisa realizada no período de julho de
2020, este trabalho investiga a forma como EAD foi utilizado e avaliado pelos
estudantes-trabalhadores matriculados nos cursos de estudo do Departamento
de Educação da Faculdade EAD de Roma.
A hipótese de trabalho a partir da qual a reflexão se desenvolve é que a utilização
do EAD como método ordinário para a realização de atividades de ensino
durante o primeiro período da emergência do coronavírus constituiu uma
oportunidade que pode facilitar significativamente a integração acadêmica dos
alunos. as condições que lhes permitam melhorar os resultados do percurso de
estudos.
Em particular, as particularidades do EAD que vão no sentido de poder promover
a melhoria dos resultados acadêmicos dos estudantes-trabalhadores dizem
respeito aos problemas relativos: à impossibilidade substancial de frequentar as
aulas de forma contínua, que é superada pela possibilidade de ter gravações
utilizáveis também em modo assíncrono; a dificuldade em obter os materiais
utilizados pelo professor durante as aulas, que se resolve com o upload desses
materiais para a plataforma de apoio ao e-learning; a complexidade de poder
conciliar da melhor forma o empenho do trabalho com as exigências logísticas e
temporais que acompanham a realização das provas de exame, necessidades
cujo impacto pode ser reduzido ou eliminado pela organização em modo remoto
mesmo para este tipo de atividade.